terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Filme A Origem - Entenda o filme e o final do filme

O filme A Origem é uma façanha de criatividade bem contada, que qualquer um que preste atenção, vai entender o filme.

No desenrolar de todo o filme (longo, por sinal) podemos entender que o personagem Cobb vai até o 4º nível do sonho, e fica lá enquanto os demais retornam do 3º nível na última hora.

O filme todo em sí é bastante interessante, e é um filme para se pensar bastante, assim como foi Matrix, que precisou de 3 filmes para se entender uma coisa totalmente fantasiosa e impossível de acontecer na vida de alguém (o filme A Origem dá pra entender em um só filme), á não ser dos drogados da vida real, que viajam na imaginação e não têm limite para as idiotices que podem imaginar, mesmo acordados.

No caso de A Origem, realmente, nos sonhos, podemos sonhar várias coisas, e se você parar para pensar durante um instante, entrar nos sonhos de outros ninguém consegue, é só na ficção mesmo, mas no próprio sonho, entrar em níveis diferentes, tipo, estar num cenário do sonho, partir para outro muito diferente e depois voltar, é possível sim, para qualquer ser humano.

Mas no filme A Origem, para justamente fazer que o filme seja interessante, dão á entender que é possível entrar no sonho de outras pessoas, e que se você se perder nos níveis dos sonhos, pode não voltar mais á acordar. Claro que isso na realidade é uma bobagem, ninguém fica em nenhum "limbo" ou coisa assim, e quem leva um tiro num sonho ou têm um susto muito grande, acaba acordando, sempre. Nenhum louco que está vegetando num sanatório, ou alguém em coma, está lá porque ficou preso num sonho. A pessoa está nesse estado por algum problema de ordem cerebral, algum acidente com seu cérebro, no qual talvez o próprio cérebro faz que o corpo se mantenha assim, parado, para ela não sofrer choques fortes e ter uma parada cardíaca ou danificar ainda mais o cérebro, enquanto este, vai aos poucos recuperando as partes que foram afetadas.

O final do filme A Origem é o tema chave da questão: O Peão parou ou não de rodar? Se o peão não parasse, significaria que ele ficou preso no sonho, mas se parasse, significaria que ele conseguiu sair do sonho, voltou á realidade e encontrou os filhos.

Para dar um ar de dúvida e levar o telespectador do filme á pensar, o filme mostra Cobb pulando todos os níveis do sonho e voltando diretamente á realidade, depois mostra ele revendo os filhos e o peão não chega á parar ou cair totalmente no final.

Agora a conclusão do final do filme A Origem:

- No 4º nível, ele encontra Saito (o que o contratou), numa versão mais velha, e sim, ele convence Saito á voltar com ele do sonho para a realidade (esse sonho era apenas de Cobb).
- Robert Fisher (o herdeiro) acaba entendendo que o pai quer que ele siga um novo rumo, e assim, vai desfazer a empresa para construir outro tipo de empresa, á seu gosto
- Mal (a ex-esposa de Cobb) simplesmente sai dos sonhos de Cobb, porque na verdade, ela não sonha junto com ele, porque estava morta já, na vida real mesmo, e mortos não sonham, ou seja, era tudo coisas dele, sonhos que ele tinha com ela.
- Ao voltar direto para o avião, acordando já na vida real, o filme apenas pula as etapas para dar um ar de mistério, sobre se ele realmente voltou ou não. Na verdade ele voltou, e como já estava no 4º nível do sonho, só poderia voltar para trás, ou seja, para os sonhos anteriores ou acordar, mas como antes ele tinha entrado nos sonhos dos outros, e estes outros já tinham acordado, só restava á ele acordar também, não tinha onde pular mais.
- Ele não ficou no limbo, porque o filme já explica, que o limbo não têm lembranças, ele é totalmente vazio, e não foi vazio seu final.
- O próprio Cobb, durante o filme, relata que nos sonhos, ao chamar seus filhos, ele foge dele, mas no final do filme, eles vão ao seu encontro, ou seja, são reais, tudo normal.
- O peão começa á perder o equlíbrio e antes de se curvar para cair, o filme é cortado, para dar um ar de mistério... Mas agora você já não têm mais dúvidas, pois todo o filme foi esclarecido pra você né... Mulheres, não se torturem, ele ficou com os filhos no final, livre e feliz, e não era mais um sonho.

Realmente é um ótimo filme heim, só não vai ficar entre os de maior faturamento da história porque as pessoas preferem filmes de ação e aventura com heróis da ficção ou filmes infantis, pois se não fosse assim, A Origem seria um sucesso gigantesco como foi Titanic.

Gostou das explicações? Comente aí!

20 comentários:

  1. So não gostei do comentário "Mulheres, não se torturem, ele ficou com os filhos no final, livre e feliz, e não era mais um sonho."

    O Filme é maravilhoso...
    Personagens categoricamente construídos, roteiro praticamente perfeito. Possibilita viajar junto nas camadas dos sonhos, para desvendar o desconhecido e o pião não cair no final foi uma brilhante idéia...
    agora mesmo vou dormir e tentar descobrir o que aconteceu...rsrsrs

    Resumindo... vale apena assistir...
    e vou assistir de novo.. para pegar mais detalhes..
    Bjinhuss Gaby

    ResponderExcluir
  2. Vaguei pela internet para entender o filme, o seu comentário foi excelente, sem enrolação. Parabéns...
    PS: Adorei "porque as pessoas preferem filmes de ação e aventura com heróis da ficção ou filmes infantis". Tenso rs rs rs

    ResponderExcluir
  3. Também fiquei com bastante dúvidas em relação ao final e algumas partes do filme, mas pude entender com sua explicação. Se não for correta, pelo menos faz sentido. Principalmente a parte em que você diz que ele não foi voltando sonho por sonho porque todos estavam sonhando e, como todos já haviam acordado, então não havia sonho para ele passar.

    Você captou bem a história do filme. E realmente, filme bem complexo. Somente para quem gosta de entender mistérios...rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta brincando, não é nada complexo. É extremamente imples, não venha dar um de sabichona, só mesmo sendo uma criança pra não entender a lógica do filme.
      (detalhe, as pessoas só vieram aqui pra complementar o que a sabiam, quando eu cheguei aqui eu percebi que entendi o filme inteirinho)

      Eu acho que essa é a coisa mais interessante do filme a facilidade de entender. É fantastico, se tornou meu filme favorito, smartass.

      Excluir
    2. Realmente é um filme de fácil entendimento , porem se você para de prestar a atenção de alguma parte do filme, você se perde, fui inventar de tirar o fone quando voltei eles estavam falando sobre os niveis, voltei essa parte .

      Excluir
  4. verdade, no final o peão perde o equilibrio e o filme é cortado na hora dele cair. cobb conseguiu voltar a realidade.

    ResponderExcluir
  5. Nossa muito show!!!! vi o filme agora e fiquei fascinada... boa sacada... ele não tinha q pular nenhum nível pois todos jah estavam acordados. Matou a charada!!!!!
    Acordou do sonho... quem vai sonhar agora sou eu pq jah é tarde...hehehehe

    ResponderExcluir
  6. A parte II do filme A Origem vem ai e o peão cae sim, só que...

    ResponderExcluir
  7. Ok, mas tenho uma duvida, como ele entrou em uma nova camada de sonho, pra encontrar o Saito ? Ele estava na camada em que ele tinha construido com a mulher dele, ai ele entra em outra mais profunda para achar Saito... e se Saito estava no sonho de Cobb, como ele entrou lá ?

    ResponderExcluir
  8. Algumas coisa que eu entendi diferente...
    No filme fala que ele já ficou no "limbo", e que envelheceu lá, então o limbo não é algo totalmente oco, o limbo pode ser onde ele ficou o tempo todo com a esposa.
    E pra min o peão não parou de rodar, pq ele ainda está sonhando, isso mesmo. Ele inventou tudo pois pra min ele ainda está limbo.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. O filme é inpressionante, eu tinha uma certa frustração porque numca tinha assistido em esse filme pelo fato de numca lembra alugar, mas assisti até que emfim rsrsr. É um filme espetacular pra quem gosta de enigmas, e eu sou um desses rsrsr, apesar de não ter ficado com uma grande duvida seu post explicou simplesmente tuuuuuuuuto. Bom trabalho flw.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Bom más as crianças estavam na mesma idade no final do filme, idade que elas tinham em suas lembranças !!!

    ResponderExcluir
  13. Se alguém ainda não leu. Matéria interessante sobre o filme a origem

    http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/a-ciencia-por-tras-do-filme-a-origem

    ResponderExcluir
  14. O pião nao era o totem dele, e sim da esposa...
    O totem dele era a aliança...
    Nos sonhos, nunca se sabe como ele chegou, e no filme ele sabe, pois seu pai o buscou no aeroporto

    ResponderExcluir
  15. "O próprio Cobb, durante o filme, relata que nos sonhos, ao chamar seus filhos, ele foge dele, mas no final do filme, eles vão ao seu encontro, ou seja, são reais, tudo normal."

    Se não estou enganado, o Cobb revivia lembranças, por isso não via o rosto dos filhos dele. E quando ele viu o rosto dos filhos dele, poderia ser um sonho, misturado com uma lembrança.

    Faz um tempo que vi o filme, mas me parece que ele é alertado sobre chegar a um estgio de não diferenciar sonho, lembrança ou realidade.

    ResponderExcluir
  16. Detalhe, o cobb não entrou na mente do saito, o que deu a entender é que o limbo não é um sonho exclusivo de uma pessoa, e sim um espaço vazio, infinito sem fim, e não podemos esquecer que o filme também foca os "sonhos compartilhados", ou seja, o limbo ali era válido para todos da equipe do cobb, pois os mesmos estavam compartilhando sonhos. Olha, só tenho um comentário sobre o filme: "ELE É MUITO LOKO" um dos melhores que assisti desde a lista de shindler.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. O peão nunca foi o totem de Cobb e logo ao continuar girando no fim do filme nos dá a idéia de que este sonho não é o de Cobb.
    O final retrata-se de um sonho da Mal, que teve razão em se matar e voltou a realidade, mas, Cobb ao continuar preso no sonho da Mal não conseguiu perceber isto.
    O real acontecimento é que Cobb continua preso no Limbo e que Mal esteve tentando o tempo todo o acordar.

    Esse não é o meu real ponto de vista, mas, é a demostração de um outro ponto de vista existente.

    Filme fantástico, Nolan fantástico

    ResponderExcluir