sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Como evitar que o Google indexe determinados trechos de seu site.

Em alguns casos, pode ocorrer de você não querer que o Google indexe determinado conteúdo, mas aí acontece de o Google Indexar justamente aquele conteúdo, não é mesmo?

Aconteceu comigo, em um dos meus sites, de eu colocar na barra lateral direita, abaixo de outras coisas, códigos para a pessoa pegar um banner do meu site, e aí, o danado do Google, foi lá e indexou, para várias páginas do meu site, a descrição delas igual ao código do texto! Safado esse Google!

O mais intrigante é que todas as páginas de meu site possuem as meta tags de título, descrição e palavras chaves, tudo certinho, era só o Google pegar dali e pronto, mas não, teve que pular as meta tags, pular o conteúdo, pular as primeiras partes da barra lateral direita, e pegar justamente aquele código ! Sacanagem heim Google!!!

Mas aí temos que dar uma solução para isso. E existe, através de algum código? Não, não existe, só existem referências que podemos colocar para dizer ao Adsense qual conteúdo ele deve ler para definir os anúncios exibidos, mas para que o Google não leia, não há, a única solução seria bloquear a página via robots.txt, mas isso não resolve o caso, correto?

Então a solução têm duas possibilidades que dão na mesma coisa:

1 - Criar um Iframe com aquele conteúdo e colocar lá, onde deseja.
2 - Criar um arquivo Javascript que abra esse iframe.

Crie o arquivo e salve como seuiframe.htm

O Iframe pode ser neste estilo, sem bordas e sem barra de rolagem:

< iframe src='http://www.seusite.com.br/seuiframe.htm' frameborder=no scrolling=no marginwidth=0 marginheight=0 width=212 height=380>< /iframe>

O Javascript pode ter no seu conteúdo o seguinte:

document.write("< iframe src='http://www.seusite.com.br/seuiframe.htm' frameborder=no scrolling=no marginwidth=0 marginheight=0 width=212 height=390>< /iframe> ")

Salve esse Javascript como seuiframe.js

Na página onde vai o código, pode ser inserido o código desta forma:

< script type="text/javascript" language="javascript" charset="utf-8" src="http://www.seusite.com.br/seuiframe.js">< /script>

(elimine os espaços colocados nos exemplos acima, nas aberturas e fechamentos das tags ( < e </ )


Bom, esta solução não é a melhor do mundo, mas é a que funciona, porque, até onde eu saiba, o Google não lê arquivos Javascript ao indexar algo no seu índice, então, seu problema está solucionado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário