quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

A Mídia dos grandes sites e a propagação fácil de mentiras inventadas

Um problema sério que já acontece á muito tempo, porém que está aumentando bastante nos últimos tempos é o das mentiras propagadas por causa dos grandes sites da mídia, como os portais R7, Globo, UOL, Terra, IG, Abril.

Quando surge uma notícias falsa, proveniente do perfil de alguém no twitter ou em algum blog bem conhecido, lá vão os centenas de colunistas dos portais R7, Globo, UOL, Terra, IG, Abril e outros, pegar aquilo, transformar em notícia, uns a exibindo como boato, outros como notícia verídica, apresentando provas forjadas. O problema da mentira é grande, mas se torna gigantesco rapidamente, pois cada blog pessoal, de milhares de pessoas, vão pegando aquela notícia e espalhando na internet. O pior é que muitos acreditam que é verdade, e se depois descobrem que não é, até rotulam o blogueiro como mentiroso. É muito injusto, complicado, mas a podridão das mentes de alguns dos que colocam estas matérias em grandes portais é que ocasiona todo esse transtorno. É a mentira espalhada e copiada.

Daqui á pouco, alguém vai inventar que Jesus voltou, vão postar fotos falsas e cheias de photoshop, de alguém caminhando de costas com cabelos longos e manto, e lá vai algum grande site nacional publicar como verídica. Como Jesus Cristo é conhecido no mundo todo, lá vão os sites sensacionalistas americanos e europeus republicar a postagem que o grande portal brasileiro fez, e a notícia absurdamente falsa rapidamente se espalha pela web, pelos blogs, twitter, facebook, e quando descoberto a verdade, que era tudo mentira, todos passam por idiotas, que babaquice....

Nas últimas semanas, alguns exemplos dessa manipulação:

- Fernanda Vasconcellos sem umbigo: Farsa feita por alguém que apenas quiz brincar, colocou um vídeo no youtube com efeitos básicos de photoshop que "parece" que tapava parte do umbigo, parecendo assim que ela não tinha umbigo no comercial feita para uma empresa nacional. Na verdade, até o vídeo, se visto bem, mostrava claramente que o umbigo estava ali, normal, só um pouco distorcido pela qualidade baixa do vídeo, e nada mais. Aí foi lá a Globo.com, publicou aquilo, que a empresa tinha feito efeitos com photoshop e errou, tirando o umbigo. Mesmo todo mundo vendo que o umbigo estava lá sim, só o vídeo que tinha qualidade ruim, não adiantou, centenas de blogueiros totalmente sem noção do ridículo, foram lá e copiaram aquele artigo, e aí o boato completamente de pessoas cegas, se espalhou pela internet. Minha nossa, essa doeu de ver, era como alguém dizer: O Jô Soares está magro, quando todos sabem que não está, ou seja, coisa de maluco de dar por pau na cabeça, só por copiar uma imbecilidade como esse artigo do umbigo.

- Geisy Arruda Grávida: Mais uma idiotice de quem confia em tudo que vê no twitter: A tal de Geisy, que não fez nada para ser famosa, estava lá, postando no twitter, que achava que estava grávida. O Twitter é dela, é algo pessoal, se fosse verdade mesmo ela contaria para a imprenssa, mas não, os corvos dos grandes sites anunciaram, em todos eles, que ela estava grávida de verdade, até eu acreditei, até ver que descobriram a informação pelo twitter, aí pirei com essa idiotice. No dia seguinte, a Geisy vê que conseguiu mais um momento de fama na mídia, claro, porque sabe que os colunistas dos grandes sites são imbecis, e acreditam em qualquer coisa que lêem no twitter, dá muita risada do ocorrido, vê como é fácil ser famosa e ficar na mídia, esclarece pelo twitter mesmo, que não está grávida, fez um teste de gravidez e ficou comprovado que não era nada. Aí, depois dessa notícia, alguns jornalistas imbecis falam em seus blogs que a atitude de Geisy não é legal, e que uma hora, ela vai se dar mal por brincar com a confiança dos outros. Minha nossa, que gente mais burra! O twitter é um microblog pessoal para as pessoas manifestarem suas opiniões e brincar com o que quiserem, não defendo essa tal de Geisy aí, mas ela estava no direito dela, o twitter é dela, se ela posta alguma hipótese, ou opinião pessoal, não está brincando com a mídia, está só se expressando, o errado é quem leva tudo o que é dito lá, ao pé da letra.

Campanha direcionada aos grandes portais:

CHEGA DE POSTAR BOBAGENS E MENTIRAS SEM NEXO NA INTERNET!



Nenhum comentário:

Postar um comentário