terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Filme A Origem - Entenda o filme e o final do filme

O filme A Origem é uma façanha de criatividade bem contada, que qualquer um que preste atenção, vai entender o filme.

No desenrolar de todo o filme (longo, por sinal) podemos entender que o personagem Cobb vai até o 4º nível do sonho, e fica lá enquanto os demais retornam do 3º nível na última hora.

O filme todo em sí é bastante interessante, e é um filme para se pensar bastante, assim como foi Matrix, que precisou de 3 filmes para se entender uma coisa totalmente fantasiosa e impossível de acontecer na vida de alguém (o filme A Origem dá pra entender em um só filme), á não ser dos drogados da vida real, que viajam na imaginação e não têm limite para as idiotices que podem imaginar, mesmo acordados.

No caso de A Origem, realmente, nos sonhos, podemos sonhar várias coisas, e se você parar para pensar durante um instante, entrar nos sonhos de outros ninguém consegue, é só na ficção mesmo, mas no próprio sonho, entrar em níveis diferentes, tipo, estar num cenário do sonho, partir para outro muito diferente e depois voltar, é possível sim, para qualquer ser humano.

Mas no filme A Origem, para justamente fazer que o filme seja interessante, dão á entender que é possível entrar no sonho de outras pessoas, e que se você se perder nos níveis dos sonhos, pode não voltar mais á acordar. Claro que isso na realidade é uma bobagem, ninguém fica em nenhum "limbo" ou coisa assim, e quem leva um tiro num sonho ou têm um susto muito grande, acaba acordando, sempre. Nenhum louco que está vegetando num sanatório, ou alguém em coma, está lá porque ficou preso num sonho. A pessoa está nesse estado por algum problema de ordem cerebral, algum acidente com seu cérebro, no qual talvez o próprio cérebro faz que o corpo se mantenha assim, parado, para ela não sofrer choques fortes e ter uma parada cardíaca ou danificar ainda mais o cérebro, enquanto este, vai aos poucos recuperando as partes que foram afetadas.

O final do filme A Origem é o tema chave da questão: O Peão parou ou não de rodar? Se o peão não parasse, significaria que ele ficou preso no sonho, mas se parasse, significaria que ele conseguiu sair do sonho, voltou á realidade e encontrou os filhos.

Para dar um ar de dúvida e levar o telespectador do filme á pensar, o filme mostra Cobb pulando todos os níveis do sonho e voltando diretamente á realidade, depois mostra ele revendo os filhos e o peão não chega á parar ou cair totalmente no final.

Agora a conclusão do final do filme A Origem:

- No 4º nível, ele encontra Saito (o que o contratou), numa versão mais velha, e sim, ele convence Saito á voltar com ele do sonho para a realidade (esse sonho era apenas de Cobb).
- Robert Fisher (o herdeiro) acaba entendendo que o pai quer que ele siga um novo rumo, e assim, vai desfazer a empresa para construir outro tipo de empresa, á seu gosto
- Mal (a ex-esposa de Cobb) simplesmente sai dos sonhos de Cobb, porque na verdade, ela não sonha junto com ele, porque estava morta já, na vida real mesmo, e mortos não sonham, ou seja, era tudo coisas dele, sonhos que ele tinha com ela.
- Ao voltar direto para o avião, acordando já na vida real, o filme apenas pula as etapas para dar um ar de mistério, sobre se ele realmente voltou ou não. Na verdade ele voltou, e como já estava no 4º nível do sonho, só poderia voltar para trás, ou seja, para os sonhos anteriores ou acordar, mas como antes ele tinha entrado nos sonhos dos outros, e estes outros já tinham acordado, só restava á ele acordar também, não tinha onde pular mais.
- Ele não ficou no limbo, porque o filme já explica, que o limbo não têm lembranças, ele é totalmente vazio, e não foi vazio seu final.
- O próprio Cobb, durante o filme, relata que nos sonhos, ao chamar seus filhos, ele foge dele, mas no final do filme, eles vão ao seu encontro, ou seja, são reais, tudo normal.
- O peão começa á perder o equlíbrio e antes de se curvar para cair, o filme é cortado, para dar um ar de mistério... Mas agora você já não têm mais dúvidas, pois todo o filme foi esclarecido pra você né... Mulheres, não se torturem, ele ficou com os filhos no final, livre e feliz, e não era mais um sonho.

Realmente é um ótimo filme heim, só não vai ficar entre os de maior faturamento da história porque as pessoas preferem filmes de ação e aventura com heróis da ficção ou filmes infantis, pois se não fosse assim, A Origem seria um sucesso gigantesco como foi Titanic.

Gostou das explicações? Comente aí!

65 comentários:

  1. So não gostei do comentário "Mulheres, não se torturem, ele ficou com os filhos no final, livre e feliz, e não era mais um sonho."

    O Filme é maravilhoso...
    Personagens categoricamente construídos, roteiro praticamente perfeito. Possibilita viajar junto nas camadas dos sonhos, para desvendar o desconhecido e o pião não cair no final foi uma brilhante idéia...
    agora mesmo vou dormir e tentar descobrir o que aconteceu...rsrsrs

    Resumindo... vale apena assistir...
    e vou assistir de novo.. para pegar mais detalhes..
    Bjinhuss Gaby

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um grande detalhe é que um totem é um bem pessoal, e o Cobb usa a da Mal, o que quer dizer que aquele totem é invalido, então não importa se ele parar ou não de girar, não faz diferença

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Na verdade ele carrega com ele o totem dela, mas o totem verdadeiro dele é a aliança, pare para perceber, quando ele esta sonhando ele usa aliança e quando está acordado não usa aliança, é o totem dele... Já aparece em evidencia, logo de cara quando começa o filme com ele preso no limbo, ele esta de aliança, quando ele chega em casa para reencontrar os filhos não esta mais sonhando pois não esta com a aliança em seu dedo...

      Excluir
    5. Na verdade ele carrega com ele o totem dela, mas o totem verdadeiro dele é a aliança, pare para perceber, quando ele esta sonhando ele usa aliança e quando está acordado não usa aliança, é o totem dele... Já aparece em evidencia, logo de cara quando começa o filme com ele preso no limbo, ele esta de aliança, quando ele chega em casa para reencontrar os filhos não esta mais sonhando pois não esta com a aliança em seu dedo...

      Excluir
    6. O real totem dele é a aliança de casamento, ele tem que olhar para ela pra saber se saiu ou não dos sonhos, como vc disse, tanto faz o peão parar ou não, pois o totem dele é o anel...

      Excluir
  2. Vaguei pela internet para entender o filme, o seu comentário foi excelente, sem enrolação. Parabéns...
    PS: Adorei "porque as pessoas preferem filmes de ação e aventura com heróis da ficção ou filmes infantis". Tenso rs rs rs

    ResponderExcluir
  3. Também fiquei com bastante dúvidas em relação ao final e algumas partes do filme, mas pude entender com sua explicação. Se não for correta, pelo menos faz sentido. Principalmente a parte em que você diz que ele não foi voltando sonho por sonho porque todos estavam sonhando e, como todos já haviam acordado, então não havia sonho para ele passar.

    Você captou bem a história do filme. E realmente, filme bem complexo. Somente para quem gosta de entender mistérios...rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta brincando, não é nada complexo. É extremamente imples, não venha dar um de sabichona, só mesmo sendo uma criança pra não entender a lógica do filme.
      (detalhe, as pessoas só vieram aqui pra complementar o que a sabiam, quando eu cheguei aqui eu percebi que entendi o filme inteirinho)

      Eu acho que essa é a coisa mais interessante do filme a facilidade de entender. É fantastico, se tornou meu filme favorito, smartass.

      Excluir
    2. Realmente é um filme de fácil entendimento , porem se você para de prestar a atenção de alguma parte do filme, você se perde, fui inventar de tirar o fone quando voltei eles estavam falando sobre os niveis, voltei essa parte .

      Excluir
  4. verdade, no final o peão perde o equilibrio e o filme é cortado na hora dele cair. cobb conseguiu voltar a realidade.

    ResponderExcluir
  5. Nossa muito show!!!! vi o filme agora e fiquei fascinada... boa sacada... ele não tinha q pular nenhum nível pois todos jah estavam acordados. Matou a charada!!!!!
    Acordou do sonho... quem vai sonhar agora sou eu pq jah é tarde...hehehehe

    ResponderExcluir
  6. A parte II do filme A Origem vem ai e o peão cae sim, só que...

    ResponderExcluir
  7. Ok, mas tenho uma duvida, como ele entrou em uma nova camada de sonho, pra encontrar o Saito ? Ele estava na camada em que ele tinha construido com a mulher dele, ai ele entra em outra mais profunda para achar Saito... e se Saito estava no sonho de Cobb, como ele entrou lá ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os sonhos são interligados pela máquina, tanto que o cidadão tem uma própria defesa para seu sonho e ele dentro do sonho faz acreditar que ele está realmente sonhando para conseguir o código que o herdeiro deixou.

      Excluir
  8. Algumas coisa que eu entendi diferente...
    No filme fala que ele já ficou no "limbo", e que envelheceu lá, então o limbo não é algo totalmente oco, o limbo pode ser onde ele ficou o tempo todo com a esposa.
    E pra min o peão não parou de rodar, pq ele ainda está sonhando, isso mesmo. Ele inventou tudo pois pra min ele ainda está limbo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também entendi desta forma, pois se ele não estivesse sonhando, como a mesma imagem das crianças que ele tinha, iria se repedir? Ele estava sonhando!

      Excluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. O filme é inpressionante, eu tinha uma certa frustração porque numca tinha assistido em esse filme pelo fato de numca lembra alugar, mas assisti até que emfim rsrsr. É um filme espetacular pra quem gosta de enigmas, e eu sou um desses rsrsr, apesar de não ter ficado com uma grande duvida seu post explicou simplesmente tuuuuuuuuto. Bom trabalho flw.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Bom más as crianças estavam na mesma idade no final do filme, idade que elas tinham em suas lembranças !!!

    ResponderExcluir
  13. Se alguém ainda não leu. Matéria interessante sobre o filme a origem

    http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/a-ciencia-por-tras-do-filme-a-origem

    ResponderExcluir
  14. O pião nao era o totem dele, e sim da esposa...
    O totem dele era a aliança...
    Nos sonhos, nunca se sabe como ele chegou, e no filme ele sabe, pois seu pai o buscou no aeroporto

    ResponderExcluir
  15. "O próprio Cobb, durante o filme, relata que nos sonhos, ao chamar seus filhos, ele foge dele, mas no final do filme, eles vão ao seu encontro, ou seja, são reais, tudo normal."

    Se não estou enganado, o Cobb revivia lembranças, por isso não via o rosto dos filhos dele. E quando ele viu o rosto dos filhos dele, poderia ser um sonho, misturado com uma lembrança.

    Faz um tempo que vi o filme, mas me parece que ele é alertado sobre chegar a um estgio de não diferenciar sonho, lembrança ou realidade.

    ResponderExcluir
  16. Detalhe, o cobb não entrou na mente do saito, o que deu a entender é que o limbo não é um sonho exclusivo de uma pessoa, e sim um espaço vazio, infinito sem fim, e não podemos esquecer que o filme também foca os "sonhos compartilhados", ou seja, o limbo ali era válido para todos da equipe do cobb, pois os mesmos estavam compartilhando sonhos. Olha, só tenho um comentário sobre o filme: "ELE É MUITO LOKO" um dos melhores que assisti desde a lista de shindler.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. O peão nunca foi o totem de Cobb e logo ao continuar girando no fim do filme nos dá a idéia de que este sonho não é o de Cobb.
    O final retrata-se de um sonho da Mal, que teve razão em se matar e voltou a realidade, mas, Cobb ao continuar preso no sonho da Mal não conseguiu perceber isto.
    O real acontecimento é que Cobb continua preso no Limbo e que Mal esteve tentando o tempo todo o acordar.

    Esse não é o meu real ponto de vista, mas, é a demostração de um outro ponto de vista existente.

    Filme fantástico, Nolan fantástico

    ResponderExcluir
  19. O lance é observar que o totem de Cobb é a aliança de casamento e não o pião. O pião é da mal. Com isso, quando ele tá sonhando está de aliança e na realidade está sem ela. Fiquem ligados. Estou assistindo de novo pra ver quais as partes são sonhos ou realidades.

    ResponderExcluir
  20. acabei de ver novamente. Após acordar no avião ele está sem aliança ou seja, realidade. no final o pião não cai mas diferentemente de todo o resto do filme, ele oscila. Então, seu totem que era a aliança que ele usava nos sonhos não estava no dedo e a oscilação do pião indicam a realidade. Só não caiu porque cortaram essa parte pra fazer nessm cérebro explodir rsrs

    ResponderExcluir
  21. acabei de ver novamente. Após acordar no avião ele está sem aliança ou seja, realidade. no final o pião não cai mas diferentemente de todo o resto do filme, ele oscila. Então, seu totem que era a aliança que ele usava nos sonhos não estava no dedo e a oscilação do pião indicam a realidade. Só não caiu porque cortaram essa parte pra fazer nessm cérebro explodir rsrs

    ResponderExcluir
  22. outro motivo pelo qual há de se acreditar que Cobb voltou a realidade é que Robert Fisher ao acordar do sonho, e já no aeroporto, ele vê cobb caminhando em direção ao seu pai. Se Cobb não tivesse acordado, Fisher não o teria visto

    ResponderExcluir
  23. outro motivo pelo qual há de se acreditar que Cobb voltou a realidade é que Robert Fisher ao acordar do sonho, e já no aeroporto, ele vê cobb caminhando em direção ao seu pai. Se Cobb não tivesse acordado, Fisher não o teria visto

    ResponderExcluir
  24. O totem do Cobb nao é o piao, o piao é o totem da esposa dele.
    O totem do Cobb é a alianca dele. Nos sonhos ele usa, ja no final do filme nao usa mais.
    Por isso ele saiu dos sonhos.

    ResponderExcluir
  25. Gostei muito do filme, só não tinha certeza, se ele tinha voltado ou não do sonho.
    Obrigado pela explicação, maravilhoso

    ResponderExcluir
  26. Gostei muito do filme, só não tinha certeza, se ele tinha voltado ou não do sonho.
    Obrigado pela explicação, maravilhoso

    ResponderExcluir
  27. Filme muito BOm, fiquei entrigado com o final, mas entendi....Vou assistir de novo kkm

    ResponderExcluir
  28. Filme muito BOm, fiquei entrigado com o final, mas entendi....Vou assistir de novo kkm

    ResponderExcluir
  29. Filme muito BOm, fiquei entrigado com o final, mas entendi....Vou assistir de novo kkm

    ResponderExcluir
  30. Mas vale apenas lembra que no final do filme os filhos dele estão com a mesma roupa de sempre

    ResponderExcluir
  31. Prestem atenção gente... o pião é o token da esposa não tem haver com ele. O token dele é a aliança da mão esquerda, ele tira e põe nos sonhos e na vida real, assistam denovo.

    ResponderExcluir
  32. É tudo um sonho, a mulher dele conseguiu sair graças à lembrança que ela guardou antes de eles começarem a sonhar. Ele fala que conseguiu acessar essa lembrança e alterá-la, mas não seria possível ele fazer isso pois seria uma lembrança DELA, que seria provavelmente o verdadeiro totem que jamais descobriremos o que era. O subconsciente deles inventou um suicídio conjunto para que eles voltassem à realidade porque era isso que eles queriam depois de 50 anos num mundo de sonhos, mas foi tudo um artíficio do subconsciente e na verdade eles entraram em um outro plano de sonhos (em uma parte do filme ele diz 'tivemos muito tempo para construirmos esse mundo' então porque não construiriam outro mundo dentro desse?).
    Chegando nesse novo mundo a mulher dele percebeu que não era a realidade através da lembrança guardada e que não conseguiria convencê-lo disso. Ele jamais mataria o seu amor mesmo que no sonho, e ela jamais se mataria se não tivesse certeza de que estaria sonhando. Então a mulher dele realmente escapou do sonho. E a razão de não mostrar se o pião para de girar é porque isso não importa, o próprio subconsciente dele estabeleceu esse totem durante o sonho, é um totem inválido, assim como a aliança.
    Eu acredito que a relação dele com os personagens deixa também pistas de que ele está sonhando, ele não consegue desapegar da lembrança da sua mulher nem seguir em frente, ele só se apega à lembranças passadas como os filhos dele, por exemplo ele poderia ter se apaixonado pela Ariadne, mas invés disso ele faz ela beijar o Arthur.
    Por fim eu acho que a mulher dele tinha esperanças de que ele se rendesse ao mundo que ele considerava dos sonhos, para se juntar novamente a ela na realidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que ela ficou louca com tudo isso é se matou '-' simples assim 😂😂, acho que ela não "aceitou" o fato de que o mundo real era real, daí ficou louca e armou tudo aquilo

      Excluir
  33. Outra coisa reparem como depois que ele abandona de vez a lembrança da mulher tudo dá certo para ele, ele resgata Saito, volta do limbo, Saito cumpre a promessa, o pai dele leva ele aos filhos que estão com a mesma roupa de sempre e recebem ele apenas com abraços sem a avó carrancuda do lado. Enfim apesar de considerar tudo um sonho, achei um final feliz já que ele se realizou, é como o diretor disse a diferença entre sonho e realidade é apenas um detalhe.

    ResponderExcluir
  34. O filme todo é um sonho dele. Simples. Aquela tecnologia não existe no mundo real, apenas no sonho dele.

    ResponderExcluir
  35. O filme todo é um sonho dele. Simples. Aquela tecnologia não existe no mundo real, apenas no sonho dele.

    ResponderExcluir
  36. Cristopher Nolan só faz filme bom, um ótimo diretor de ficção científica

    ResponderExcluir
  37. Não entendi uma coisa... Tem uma cena no filme que mostra que cobb e a sua esposa envelhecem no limbo, mas quando eles se matam (no limbo), estão jovens. Como ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No final mostra eles velhos, na linha do trem, aí mostra as mãos enrugadas e tal...

      Excluir
  38. o token dele era a aliança sempre no sonho ele a usava pq estava com a sua mulher ,ja na vida real ele n usava pq sabia que ela estava morta ,e no final ele n tinha aliança então acho que ele conseguiu sair do limbo

    ResponderExcluir
  39. Eu acho que vcs estão é sonhando!

    ResponderExcluir
  40. Eu acho que vcs estão é sonhando!

    ResponderExcluir
  41. Uma das coisas que não entendi é que Cobb disse que ele e sua esposa envelheceram no Limbo, mas na linha do trem (quando eles se mataram para voltar a realidade) eles estavam novos . Além disso, vc passa muito tempo no limbo e, consequentemente, passa um bom tempo dormindo na vida real, então vc deveria envelhecer, pelo menos um pouco, na vida real!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acontece que o tempo nos sonhos passa diferente do tempo na vida real. Eles explicam isso muito bem quando falam sobre o tempo de viagem que deveriam fazer com o Fisher, que seria de dez horas, mas no limbo essas dez horas se tornariam 50 anos.

      Excluir
  42. E outra coisa: se existe uma forma de voltar do limbo (que é se matando, como eles fizeram quando deitaram na linha do trem) pq eles n fizeram isso antes? Pq envelheceram lá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles gostavam muito do sonho, mas a Mal gostava tanto que ela quis esquecer que era um sonho e trancou seu totem num "cofre" para nunca mais lembrar que nada daquilo era realidade. O Cobb percebeu isso e sabe-se lá quanto tempo ele levou pra implantar a ideia de suicídio na mente dela.

      Excluir
  43. Outra dúvida: foi dito que o limbo é um vazio, então pq o limbo do empresário japonês era o limbo já construído do Cobb?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nessa parte não entendi direito também, mas eu acho que o limbo não pertence a um sonhador apenas, é compartilhado por qualquer um que caia lá. O japonês poderia cair no limbo direto da primeira camada caso ele morresse. Logo não tem nada a ver com ser um sonho do Cobb, se foi construído por ele ou não.

      Excluir
  44. Mas eu tenho uma dúvida depois de tanto tempo porque os filhos de cobb não envelheceram?

    ResponderExcluir
  45. Vc entendeu o filme so assistindo ou copiou este comentario de outrem?

    ResponderExcluir
  46. O filme é controverso é. Mas o filme dar a entender que ele não conseguiu voltar pelas seguintes razões:

    1 - Na cena em que o amigo dele leva o tiro e ambos vão para o galpão, a menina pergunta oq acontece se ele morrer. O personagem de Leonardo Diz que caso se o chinês morrer não se lembrará de nada, logo ele não iria lembrar de fazer a ligação e Leonardo di Caprio seria preso.

    2 - Notem que que na cena final os filhos dele continuam com a mesma idade e com a mesma roupa o filme inteiro.
    3 - Leonardo ficou no sonho e portanto caso tivesse voltado seria o último a acordar no avião. No entanto foi o primeiro a acordar.

    ResponderExcluir
  47. Queria sabe qual a função do peão do filme....Alguém poderia me falar

    ResponderExcluir