sexta-feira, 17 de setembro de 2010

O que aconteceu com as grandes empresas do mundo, nos últimos 10 anos?

Ao verificar um ranking interessante do site Interbrand, notei algumas alterações interessantes, de valor de mercado de cada empresa.

O ranking do site mostra as 100 empresas com marcas mais valiosas do mundo. Não significa que a empresa vale exatamente aquele valor, mas sim que o valor de mercado da marca que ela usa, se fosse comprado por alguém, valeria aquilo.

Veja algumas oscilações:

(Valores em dólares)

Coca-cola: Valia 68 bilhões em 2001, hoje vale 70 bilhões, se manteve em 1º lugar.
Microsoft: Era a segunda mais valiosa, valia 65 bilhões, hoje é a 3ª, vale 60 bilhões.
IBM: Se mantinha em 3º lugar, valendo 52 bilhões, hoje é a 2ª, vale 64 bilhões.
General Eletric: A mega empresa tinha a 4ª marca mais valiosa, 42 bilhões, hoje ainda vale a mesma coisa, só que é a 5ª mais valiosa.
Google: Não figurava no ranking, porque foi conhecida pelo mundo só em 1998, mas hoje em dia é a 4ª marca mais valiosa, 43 bilhões
Nokia: Nos tempos em que celulares estouravam cada vez mais em vendas, era a 5ª marca mais valiosa, 35 bilhões. Hoje é a 8ª, vale 29 bilhões
Intel: A líder em processadores tinha a 6ª marca mais valiosa do mundo, 34 bilhões. Hoje é a sétima, valendo 32 bilhões.
Disney: A maior empresa de mídia no mundo, era a 7ª marca mais valiosa, 32 bilhões. Hoje vale 28 bilhões e é a 9ª marca mais valiosa.
Ford: Uma mega potência, absoluta por muitos anos no setor de veículos, tinha uma marca que valia 30 bilhões, e era a 8ª mais valiosa. Atualmente é a 50ª, valendo apenas 7 bilhões, culpa da crise financeira mundial de 2008.
Macdonalds: Líder no setor de lanches rápidos no mundo, era a 9ª marca mais valiosa, 25 bilhões. Hoje é a 6ª, valendo 33 bilhões.

Outras variações, apenas citando valores:

Em 2001 / Atualmente:

Malboro: valia 22 bilhões, agora vale 19 bilhões
Mercedes: De 21 bilhões passou para 25 bilhões
Citibank: A marca do banco valia 19 bilhões, hoje vale 8 bilhões
Toyota: De 18 bilhões, passou á valer 26 bilhões, agora
HP: valia 17 bilhões, hoje vale 26 bilhões
Cisco: A poderosa marca valia 17 bilhões, e atualmente vale 23 bilhões

Mais algumas marcas conhecidas do Brasileiro:

Em 2001 / Atualmente:

Gillette: 15bi / 23bi
Sony: 15bi / 11bi
Honda: 14bi / 18bi
Nescafé: 13bi / 12bi
Nintendo: 9bi / 8bi
Dell: 8bi / 8bi
Nike: 7bi / 13bi
Volkswagen: 7bi / 6bi
MTV: 6bi / 6bi
Canon: 6bi / 11bi
Samsung: 6bi / 19bi
Pepsi: 6bi / 14bi
Philips: 4bi / 8bi
Colgate: 4bi / 6bi
Yahoo: 4bi / 4bi
Avon: 4bi / 5bi

Algumas marcas conhecidas que cresceram no ranking atual: Heineken, 3M, Adobe, Visa, Shell, Santander, Hyundai, Sprite, Danone, Nestlé e Apple.

Algumas empresas grandes, como AT&T, que valia 22 bilhões, Kodak, que valia 10 bilhões, Sony Ericson, que valia 7 bilhões e AOL, que valia 4 bilhões, não aparecem mais no ranking, ou seja, suas marcas valem menos de 3 bilhões de dólares.

O Interessante é verificar que não existe nenhuma marca genuinamente Brasileira no ranking. Talvez porque temos o costume de sempre vangloriar marcas do exterior, como Gillete, Nescafé, Samsung, Colgate, Avon, Malboro, Coca-cola e Macdonalds, enquanto as opções nacionais que temos, com produtos muitas vezes de igual qualidade, são vistas sempre como segundas opções. Fortalecemos assim estas marcas internacionais, e não ajudamos nenhuma marca nacional á entrar num ranking destes.

Veja só a questão:

Claro que os Estados Unidos são os donos da maioria das marcas de sucesso, mas veja estes outros países:

Finlândia: 1 marca no ranking
Japão: 6 marcas no ranking
Alemanha: 10 marcas no ranking
França: 8 marcas no ranking
Coréia do sul: 2 marcas no ranking
Suécia: 2 marcas no ranking
Suíça: 5 marcas no ranking
Inglaterra: 5 marcas no ranking
Itália: 3 marcas no ranking
Espanha: 2 marcas no ranking
Canada: 2 marcas no ranking
Holanda: 3 marcas no ranking

Puxa vida, O Brasil perdendo para todos estes países, é complicado heim.. Contando com os Estados Unidos, são 13 países á nossa frente!

Vamos valorizar nossas marcas nacionais também, como Bradesco, Itaú, Natura, Petrobras, Perdigão, Vivo, Oi, TAM, Sadia, Embratel, Ipiranga, GOL, Bombril, Batavo e outras !
O Brasil é uma das maiores economias do mundo, mas dá mais valor á marcas estrangeiras do que marcas nacionais. Vamos mudar isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário