Ao verificar um ranking interessante do site Interbrand, notei algumas alterações interessantes, de valor de mercado de cada empresa.
O ranking do site mostra as 100 empresas com marcas mais valiosas do mundo. Não significa que a empresa vale exatamente aquele valor, mas sim que o valor de mercado da marca que ela usa, se fosse comprado por alguém, valeria aquilo.
Veja algumas oscilações:
(Valores em dólares)
Coca-cola: Valia 68 bilhões em 2001, hoje vale 70 bilhões, se manteve em 1º lugar.
Microsoft: Era a segunda mais valiosa, valia 65 bilhões, hoje é a 3ª, vale 60 bilhões.
IBM: Se mantinha em 3º lugar, valendo 52 bilhões, hoje é a 2ª, vale 64 bilhões.
General Eletric: A mega empresa tinha a 4ª marca mais valiosa, 42 bilhões, hoje ainda vale a mesma coisa, só que é a 5ª mais valiosa.
Google: Não figurava no ranking, porque foi conhecida pelo mundo só em 1998, mas hoje em dia é a 4ª marca mais valiosa, 43 bilhões
Nokia: Nos tempos em que celulares estouravam cada vez mais em vendas, era a 5ª marca mais valiosa, 35 bilhões. Hoje é a 8ª, vale 29 bilhões
Intel: A líder em processadores tinha a 6ª marca mais valiosa do mundo, 34 bilhões. Hoje é a sétima, valendo 32 bilhões.
Disney: A maior empresa de mídia no mundo, era a 7ª marca mais valiosa, 32 bilhões. Hoje vale 28 bilhões e é a 9ª marca mais valiosa.
Ford: Uma mega potência, absoluta por muitos anos no setor de veículos, tinha uma marca que valia 30 bilhões, e era a 8ª mais valiosa. Atualmente é a 50ª, valendo apenas 7 bilhões, culpa da crise financeira mundial de 2008.
Macdonalds: Líder no setor de lanches rápidos no mundo, era a 9ª marca mais valiosa, 25 bilhões. Hoje é a 6ª, valendo 33 bilhões.
Outras variações, apenas citando valores:
Em 2001 / Atualmente:
Malboro: valia 22 bilhões, agora vale 19 bilhões
Mercedes: De 21 bilhões passou para 25 bilhões
Citibank: A marca do banco valia 19 bilhões, hoje vale 8 bilhões
Toyota: De 18 bilhões, passou á valer 26 bilhões, agora
HP: valia 17 bilhões, hoje vale 26 bilhões
Cisco: A poderosa marca valia 17 bilhões, e atualmente vale 23 bilhões
Mais algumas marcas conhecidas do Brasileiro:
Em 2001 / Atualmente:
Gillette: 15bi / 23bi
Sony: 15bi / 11bi
Honda: 14bi / 18bi
Nescafé: 13bi / 12bi
Nintendo: 9bi / 8bi
Dell: 8bi / 8bi
Nike: 7bi / 13bi
Volkswagen: 7bi / 6bi
MTV: 6bi / 6bi
Canon: 6bi / 11bi
Samsung: 6bi / 19bi
Pepsi: 6bi / 14bi
Philips: 4bi / 8bi
Colgate: 4bi / 6bi
Yahoo: 4bi / 4bi
Avon: 4bi / 5bi
Algumas marcas conhecidas que cresceram no ranking atual: Heineken, 3M, Adobe, Visa, Shell, Santander, Hyundai, Sprite, Danone, Nestlé e Apple.
Algumas empresas grandes, como AT&T, que valia 22 bilhões, Kodak, que valia 10 bilhões, Sony Ericson, que valia 7 bilhões e AOL, que valia 4 bilhões, não aparecem mais no ranking, ou seja, suas marcas valem menos de 3 bilhões de dólares.
O Interessante é verificar que não existe nenhuma marca genuinamente Brasileira no ranking. Talvez porque temos o costume de sempre vangloriar marcas do exterior, como Gillete, Nescafé, Samsung, Colgate, Avon, Malboro, Coca-cola e Macdonalds, enquanto as opções nacionais que temos, com produtos muitas vezes de igual qualidade, são vistas sempre como segundas opções. Fortalecemos assim estas marcas internacionais, e não ajudamos nenhuma marca nacional á entrar num ranking destes.
Veja só a questão:
Claro que os Estados Unidos são os donos da maioria das marcas de sucesso, mas veja estes outros países:
Finlândia: 1 marca no ranking
Japão: 6 marcas no ranking
Alemanha: 10 marcas no ranking
França: 8 marcas no ranking
Coréia do sul: 2 marcas no ranking
Suécia: 2 marcas no ranking
Suíça: 5 marcas no ranking
Inglaterra: 5 marcas no ranking
Itália: 3 marcas no ranking
Espanha: 2 marcas no ranking
Canada: 2 marcas no ranking
Holanda: 3 marcas no ranking
Puxa vida, O Brasil perdendo para todos estes países, é complicado heim.. Contando com os Estados Unidos, são 13 países á nossa frente!
Vamos valorizar nossas marcas nacionais também, como Bradesco, Itaú, Natura, Petrobras, Perdigão, Vivo, Oi, TAM, Sadia, Embratel, Ipiranga, GOL, Bombril, Batavo e outras !
O Brasil é uma das maiores economias do mundo, mas dá mais valor á marcas estrangeiras do que marcas nacionais. Vamos mudar isso!
Nenhum comentário:
Postar um comentário