sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

O sucesso de um site ou blog também depende da velocidade + SEO

Quando a pessoa é iniciante na criação de um site, dependendo do seu deslumbramento, ela começa aos poucos á encher o blog de coisas, ás vezes úteis e as vezes fúteis e sem sentido.

Por exemplo, colocar um monte de figurinhas, fotos do flickr na lateral, vários widgets na lateral, uma quantidade grande de banners no rodapé, enfim, o site fica super pesado, á toa...

O resultado de um site lento vem em dois sentidos: Os visitantes que acessam o site, provavelmente não voltarão mais á visitá-lo, e o robô do Google, o Googlebot, vai classificar o site muito mal nas buscas, e em alguns casos, podem nem sequer indexar o site, de tão pesado que ele é.

Hoje em dia, a questão de velocidade se tornou algo extremamente importante, e páginas que demorem mais de 10 segundos para abrir, automaticamente são consideradas lentas pelo Google, e ele baixa a classificação dessa página, mesmo que o conteúdo seja bom.

Nos meus 8 anos que trabalho com sites e blogs, notei o seguinte: Exemplo: Se o Googlebot têm que indexar um artigo sobre o Ronaldinho, escrito por 2 sites, Globo.com e Terra, cada um com suas próprias palavras e definições, porém na Globo.com, a página do artigo abre em 6 segundos, e no Terra, abre em 14 segundos, mesmo que o artigo do Terra seja mais completo e informativo, o fato de a página do artigo de boa qualidade da Globo.com levar apenas 6 segundos para abrir, determinará que ele deva ficar na frente do artigo do Terra. Por acaso, essa aí é uma das explicações do porque o Terra não consegue chegar perto da Globo.com

Eu diria que o que define o sucesso dos artigos de um blog é o seguinte:

- Periodicidade: Blogs atualizados diariamente são melhores avaliados pelo Googlebot
- Qualidade do conteúdo: Um artigo bem informativo, e sem erros de português se dará bem
- SEO - Otimização básica: Se seu artigo é sobre computador, utilize a palavra computador algumas vezes no corpo do texto (de 3 a 10 vezes), e 1 ou 2 vezes no título.
- Títulos objetivos: Já comprovei na prática, que títulos muito longos não funcionam, o título deve ter no máximo 70 caracteres, e têm que ser 100% relacionado ao conteúdo. Se você escrever no título, palavras que não existem no corpo do texto do artigo, sua relevância é baixa, e seu artigo dificilmente será bem visto do Googlebot
- Página leve e de fácil leitura: Primeiro, você têm que botar na cabeça o seguinte: ler textos com letras brancas em um fundo preto é horrível, e faz muito mal aos olhos, não faça isso nunca, em seu blog. A página precisa ser leve e ponto final, nunca coloque imagens em excesso no artigo, e só coloque na lateral do seu blog, aquilo que realmente é necessário, se não for, remova.
- Divulgue os artigos de seu blog em outros sites, isso lhe ajudará a ganhar links de outros sites, e também visitantes extras. Alguns exemplos, onde você pode postar resumos de seus artigos: http://www.totalnews.com.br/, http://www.dihitt.com.br/, http://www.plik.com.br/ e outros...
- Coloque botões do Facebook e Twitter em seu blog, para que os visitantes possam compartilhar seu artigo, com os amigos dele.
- Não faça parceria de troca de links com sites que você não conhece muito bem, porque se este site for hackeado e tiver conteúdo que danifique o micro, e permanecer assim por muito tempo, o Google vai ver que você linka ele, vai lhe punir, e suas visitas vão cair muito. Em casos mais graves, seu site pode ser removído do Google, aí, para reindexarem... o tormento e a espera será enorme...

Com o aumento absurdo de número de blogs e sites na internet, nos últimos 3 anos, digo que, se você não ficar por dentro dessas coisas, as chances de sucesso são mínimas. Com muita concorrência, o trabalho têm que ser cada vez maior.

Para exemplo apenas: Tenho vários blogs e sites, 2 deles já foram um sucesso durante alguns meses, pois tinha algumas matérias bem acessadas. O google resolveu mudar a classificação deles, por não estarem mais sendo muito atualizados, e hoje eles têm 15% das visitas e faturamento que tinham, terrível...

Fique de olho, cuide bem do seu blog, e tenha sucesso!

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

O Facebook também têm sua face de maldade cruel, o diHITT também... CUIDADO!

Pois é, eu pude sentira na pele, quer dizer, na minha conta no Facebook, que o tal do Facebook, tão amigável, bonitinho, simpático e tudo mais, na verdade têm um lado monstruoso, escondido, que poucos vêem.

Não é que, eu lá com minha conta no Facebook, postava poucas coisas lá, nada de pornografia, racismo, etc, nada de polêmica mesmo, tudo natural, tinha mais de 4200 amigos (eu não adicionava-os, apenas os aceitava), tinha contas em jogos também, era um dos mais bem pontuados no jogo CityVille (até 14/02/2011 eu tinha nível 74), postava praticamente só coisas de jogo, e poucas coisas, tinha uma página neste perfil de conta, para anunciar um site de jogos online, mas fazia meses que não atualizava essa página, enfim, tudo normal, até que o Facebook, do nada, resolveu banir minha conta.

O mais impressionate é como são descarados, porque nenhum dos motivos que aparecem no FAQ de ajuda do Facebook, sobre cancelamentos de contas, aconteceu comigo. Eles foram autoritários, e poucas horas depois da última mexida que dei no Jogo CityVille, fui entrar novamente, e BOOMMM, simplesmente não pude mais acessar a conta do Facebook inteira, porque foi cancelada.

Ou seja, tudo que eu tinha, informações, contatos, lista de amigos, jogos, tudo, tudo tudo apagado arbitrariamente pelo Facebook, sem prévio aviso, só foram lá e cancelaram minha conta, e sem chance de qualquer apelação.

Na hora, me sentí exatamente como se fosse uma pessoa comum, que do nada é condenada á morte, sem saber nem ao menos qual a acusação, e quando menos espera, está morta.

http://thenextweb.com/pt/files/2010/08/facebook-block.jpg
Diga não ao Facebook: Será  que essa onda pegaria? Acho que não, são milhões de viciados em Facebook no planeta...


Claro que o Facebook não é minha vida, e por um lado até é bom eu parar de jogar os jogos do Facebook e me dedicar á outras formas de lazer e ao trabalho, mas ver esse tipo de atitude, de arrancar algo de alguém sem nem ao menos dizer o motivo, é realmente terrível.

Isso me faz lembrar do Pablo Melo, do site diHITT, bastante conhecido no Brasil. Eu divulgava meus sites lá, tinha mais de 2500 amigos, mantinha contato com eles ali, postava muitas matérias de vários sites meus, enfim, era um site onde, no meu perfil, tinha bastante coisa importante para mim, e que ajudava na divulgação de meus sites.

http://s3.amazonaws.com/assets1.dihitt.com.br/images/photos/19_normal.jpg?1287441991http://a1.twimg.com/profile_images/1075450437/top_of_the_rock.png
Cuidado com quem diz ser seu amigo, mas na verdade espera a chance de acabar com você...

Porém um dia, o tal do Pablo Melo (que mora atualmente nos Estados Unidos e se acha o cara mais inteligente do mundo e gosta de pisar nos outros), resolveu, do nada, apagar minha conta, incluindo todas as postagens, amigos, comentários, votos, tudo que eu já fiz lá até aquele dia. Era como se tirasem de mim alguns dos meus sites, sem ao menos me explicar o porque. E isso que eu era amigo virtual dele, tinha o contato dele no Google Talk, e conversávamos bastante. Um amigo falso que me enfiou a faca, e depois nunca mais me respondeu, nem no Google Talk, nem por e-mail.

Quanto ao diHITT, não recomendo á ninguém, ficar criando conta lá, para depois levar uma facada nas costas e ser banido de lá, como um cachorro, de alguém que se diz ser seu amigo, mas na verdade é uma pessoa que não liga nem um pouco, para ninguém, pois se acha melhor que todos.

Já em se tratando do Facebook, a questão é diferente, embora eu tenha ficado de queixo caído com a atitude deles, o Facebook será, em poucos anos, o maior site do mundo, então, não vou criar muitas amizades por ele, apenas usar formalmente, para divulgar meus sites e blogs.

Lembre-se: Na internet e na vida real, qualquer um pode lhe dar uma facada pelas costas, seja uma pessoa conhecida ou desconhecida, tenha ela motivos ou não... CUIDADO....